Aproveitando a evidência da mídia sobre o presidente Barack Obama nesta ultima semana, devido sua visita no Brasil, gostaria de usar a célere frase de sua campanha política ao governo dos Estados Unidos para uma pequena reflexão.
Ele foi candidato a presidente dos Estados Unidos quando o país se viu em um dos seus piores momentos na crise financeira, o sonho americano de que trabalhando duro se pode alcançar sucesso e estabilidade financeira estava em xeque, e o pior, este sonho, que é a força motriz daquele país, estava em total decadência e descrédito.
Em vez de desistir frente aos problemas de seu país, Obama surge com a famosa frase “Yes, we can”, conclamando o povo americano à ir a luta, pois juntos e sem discriminações entre as classes, religiões e cultura, seria possível. Era preciso provar que poderia haver uma parceria de sucesso entre a política e a população comum.
Ele mostrou que mesmo sendo negro, de descendência islâmica e humilde, poderia chegar lá, e estava lá, lutando para isso. Aqui ele mostrou o “Yes, I can” – sim, eu posso – ele não desistiu e indiretamente, através do exemplo motivou a todos, reacendeu o idealismo, renovou o senso de comunidade e propósito na população, realimentou na nação a fé no sonho americano.
Quando começou sua liderança em serviços comunitários, talvez ainda nem sonhasse em ser presidente, mas estava fazendo o que precisava ser feito, estava lutando.
Não existe mudança sem confiança. É preciso acreditar em você – “Yes, I Can” – e reacender a chama da vontade, da fé, da coragem e prosseguir, se preparar para vencer. Não necessariamente vencer uma eleição presidencial, mas vencer conseguindo a realização dos objetivos almejados.
Ainda é tempo de acreditar, de se preparar e ir a luta. Acredite e você verá que será possível, Yes, you can, i can, we can...
“A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procurávamos” – Barack Obama
Nenhum comentário:
Postar um comentário