quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estratégia Infalível

Toda vez que eu parava e me preparava psicologicamente para sair da rotina, mudar hábitos e ter uma vida mais saudável, não se passavam duas semanas e as metas já tinham ido pro espaço. Ai não tem jeito, o desânimo aumenta e toma conta de tudo. Isso é uma reação normal do nosso corpo quando procuramos fazer mudanças, ainda mais se forem radicais, afinal de contas, a situação antiga já é conhecida e estamos acostumados a ela. Mudar significa traçar uma nova rota neural e nossa tendência psicológica e fisica é manter-se a uma situação conhecida, a famosa zona de conforto.
Dizer que NUNCA mais vou fazer isso ou aquilo vai provocar naturalmente uma reação contrária, nos fazendo ter uma vontade absurda de justamente fazer .  Imagine que sua meta seja NUNCA mais comer chocolate, vai bater uma vontade louca em você de comer chocolate e não será apenas um pedacinho, serão vários. Uma porque seu corpo está acostumado aquela sensação, outra para “guardar um estoque”. Agora pense que sua meta seja apenas HOJE não vou comer chocolate. Seu corpo não vai reagir e fazer com que você corra atrás de um chocolate porque sabe que amanhã poderá tê-lo. Então o que tenho que fazer amanhã é repetir a mesma estratégia, estabelecendo assim uma nova rota no cérebro, que com o passar dos dias se tornará conhecida. O segredo então passar a ser UM DIA de cada vez, porque, quando você pensa nas palavras “NUNCA” ou “PARA SEMPRE” a tendência é que a mente reaja e produza todo tipo de resistência. “PARA SEMPRE” é tempo demais, “NUNCA” é impossível, mas HOJE? Hoje você consegue.
Se tentar fazer exercícios todos os dias “para sempre” dificilmente vamos conseguir, mas HOJE é possível. E se você consegue hoje, tente amanhã, é só um dia mais... E assim agindo, fazemos e vamos vencendo.
 
Experimente, decida o que você quer fazer HOJE, e faça. E amanhã  lembre-se: Se fiz ontem, porque não posso fazer hoje?
"Faça um dia de cada vez, para fazer sempre." - Eu mesmo

Um comentário:

  1. É como a palavra de Deus ja diz:
    "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal."
    (Mateus 6:34)

    ResponderExcluir