terça-feira, 14 de junho de 2011

Decepção é igual a crescimento

A vida nos mostra que confiança é algo que se conquista dificilmente, se perde facilmente, e para se reconquistar é quase impossível.
Às vezes temos uma pessoa ao lado que pensamos ter total confiança, mas em determinada situação nos desapontamos com uma atitude, uma palavra dita na hora errada ou pela omissão quando se esperava algo. Isso acontece porque talvez esperemos que algumas pessoas existam para satisfazer nossas expectativas, isso é errado, assim como também não vivemos para satisfazer ninguém. Vivemos juntos por que queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém. Temos que viver juntos para nos completar, não por que somos duas metades separadas, mas por sermos um, com a personalidade, caráter, gostos e manias individuais, mas em busca de algo comum, a alegria de viver, confiar e amar.
O tempo nos mostra que somente quando nos valorizamos, quando descobrimos que sendo felizes sem depender de outra pessoa é que conseguimos ser felizes juntos, pois essa real felicidade só dependerá de nós. Aprendemos a gostar de nós, a cuidar de nós, e ai gostamos de quem gosta de nós de uma forma livre.
Já perdi a conta de quantas vezes me decepcionei com amigos, namoradas, e até alguns parentes. Não se desanime e fique triste com as decepções, com a quebra de confiança em alguém. A única coisa que pode remediar isso é o tempo, que nos traz as respostas, não do porque, mas do para que.
E um dia muito provavelmente ao se lembrar de um fato desses, você dará risadas e entenderá o para que aquilo tudo aconteceu. Verá como serviu para você crescer e se tornar melhor do que era, muito melhor do que os que te decepcionaram  e assim, ser a cada dia melhor do que já foi. Ser mais feliz do que pensou ou foi.

“O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira.” - Thomas Atkinson

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estratégia Infalível

Toda vez que eu parava e me preparava psicologicamente para sair da rotina, mudar hábitos e ter uma vida mais saudável, não se passavam duas semanas e as metas já tinham ido pro espaço. Ai não tem jeito, o desânimo aumenta e toma conta de tudo. Isso é uma reação normal do nosso corpo quando procuramos fazer mudanças, ainda mais se forem radicais, afinal de contas, a situação antiga já é conhecida e estamos acostumados a ela. Mudar significa traçar uma nova rota neural e nossa tendência psicológica e fisica é manter-se a uma situação conhecida, a famosa zona de conforto.
Dizer que NUNCA mais vou fazer isso ou aquilo vai provocar naturalmente uma reação contrária, nos fazendo ter uma vontade absurda de justamente fazer .  Imagine que sua meta seja NUNCA mais comer chocolate, vai bater uma vontade louca em você de comer chocolate e não será apenas um pedacinho, serão vários. Uma porque seu corpo está acostumado aquela sensação, outra para “guardar um estoque”. Agora pense que sua meta seja apenas HOJE não vou comer chocolate. Seu corpo não vai reagir e fazer com que você corra atrás de um chocolate porque sabe que amanhã poderá tê-lo. Então o que tenho que fazer amanhã é repetir a mesma estratégia, estabelecendo assim uma nova rota no cérebro, que com o passar dos dias se tornará conhecida. O segredo então passar a ser UM DIA de cada vez, porque, quando você pensa nas palavras “NUNCA” ou “PARA SEMPRE” a tendência é que a mente reaja e produza todo tipo de resistência. “PARA SEMPRE” é tempo demais, “NUNCA” é impossível, mas HOJE? Hoje você consegue.
Se tentar fazer exercícios todos os dias “para sempre” dificilmente vamos conseguir, mas HOJE é possível. E se você consegue hoje, tente amanhã, é só um dia mais... E assim agindo, fazemos e vamos vencendo.
 
Experimente, decida o que você quer fazer HOJE, e faça. E amanhã  lembre-se: Se fiz ontem, porque não posso fazer hoje?
"Faça um dia de cada vez, para fazer sempre." - Eu mesmo