Acho que isso acontece com todos. É quando faltam alguns dias ou apenas algumas horas e ficamos a contar os minutos esperando acontecer. Ficamos ansiosos por uma entrevista de emprego, uma sonhada viagem, uma prova na faculdade, as vésperas de um casamento, do nascimento de um filho, enfim, por inúmeros motivos.
Já sofri muito com isso, e tive que procurar um médico para aprender a me controlar, pois no meu caso aliviava a ansiedade nas guloseimas e fui parar nos 122 kg. Recentemente, ao ter que ir à Embaixada Americana aqui em Brasília, logo após a morte do Bin Laden, revivi este sentimento. Talvez por antes de estar lá, ficar pensando na possibilidade de ter o visto negado e não poder viajar com os amigos, e o pior, ser rejeitado sem nem saber o porquê. Só ficava pensando: “Tinham que matar o cara dois dias antes da minha entrevista?”.
Muitos de nós sofremos com estes anseios, às vezes nem percebemos, mas o nosso corpo e mente sofrem com as conseqüências, mais cedo ou mais tarde. Fazemos os nossos planos, mas quase nunca colocamos neles todas as possibilidades, sempre pensamos que vai dar tudo certo – isso não é errado – mas temos que estar preparados e conscientes para os NÃOS. Sofrer com as derrotas é para os fracos, aprender com elas é para os inteligentes que usam as experiências e erros para se tornarem cada vez melhor do que um dia foram.
Paciência - creio que seria um antônimo válido para ansiedade - é uma virtude e pode ser conquistada com o tempo. Não tempo demais para ser perder o desejo, e nem tão ansiosos a ponto de contar minutos.
Esteja preparado para as diversas situações que possa viver, não faça como o peru que morre na véspera, como se diz na sabedoria popular.
Ah, e quanto ao meu visto, a entrevista se resumiu em uma pergunta do Cônsul: “Qual o motivo de sua viagem?”, e eu respondi: “Meu presente de aniversário de 40 anos”. Enquanto ele assinava alguns papéis me disse: “Acabo de fazer 40 anos também, você vai gostar do meu país”, se despedindo. Fui embora, com o visto liberado.
Aprenda com o ontem, viva o hoje, planeje o amanhã para ser feliz sempre.
“Não viva tentando apressar o amanhã, você vai perder o hoje.” – Eu mesmo